Logotipo da entidade

Área do associado

IBITINGA É RECONHECIDA COMO CADEIA PRODUTIVA LOCAL

A CPL dos Bordados de Ibitinga foi uma das iniciativas selecionadas no edital de fomento de 2024 e desenvolverá projetos voltados para o turismo local, promoção de eventos, capacitação de empresários, pesquisas de opinião, além de ações de comunicação e marketing, tudo dentro de um planejamento que se estende até 2026.

No último dia 18, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo promoveu o evento no auditório CDI da USP, em São Paulo que marcou um importante avanço e reafirmou o papel estratégico das CPLs no desenvolvimento do Estado de São Paulo.

O encontro reuniu as CPLs que foram destacadas pelo Edital de Chamamento Público de 2024, além das APLs ainda em operação, promovendo um espaço para discussão sobre os avanços alcançados e os desafios que se apresentam para o futuro.

O evento incluiu apresentações que ressaltaram a importância do fortalecimento econômico e social das cadeias produtivas no estado de São Paulo. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, iniciou as apresentações com um discurso sobre as iniciativas em andamento e sua relevância estratégica. Em seguida, Júlia da Motta, Coordenadora de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, apresentou o planejamento para 2025 e os objetivos que orientam as CPLs, como a promoção da governança, o apoio ao empreendedorismo, a diversificação das cadeias produtivas e a redução das desigualdades regionais.

Júlia também destacou os dados do último reconhecimento, que envolveu 95 cadeias produtivas, distribuídas em quatro níveis de maturidade, sendo 34 delas contempladas no edital de fomento de 2024, que resultou em aproximadamente 18 milhões de reais em repasses.

Outros destaques do evento foram as falas de Ricardo Brito, Presidente da Desenvolve SP, que discutiu as linhas de crédito disponíveis para os empreendedores, e de Thiago Camargo Lopes, Diretor da Invest SP, que abordou os programas Exporta SP e Tecnocidades. Lopes ressaltou o papel da Invest SP na atração de investimentos estrangeiros e no apoio às empresas paulistas em sua busca por mercados internacionais.

O evento culminou na entrega dos selos de reconhecimento de 2024, momento em Nathália Reger e Valdecir da Silva em nome da Associação Comercial e Industrial de Ibitinga , receberam das mãos do secretário Jorge Lima o reconhecimento de Ibitinga como CPL Consolidada.

     

      

Saiba mais sobre o SP Produz

O Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – Programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Isso contribui para reduzir as desigualdades entre as regiões do Estado.

As Cadeias Produtivas Locais (CPL) são concentrações geográficas de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou segmento que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Ao se organizarem dessa forma, podem compartilhar recursos, adquirir insumos coletivamente, trocar experiências e promover a inovação, contribuindo para a redução de custos, a geração de empregos e renda, e o fortalecimento dos negócios.

O Programa SP Produz visa ampliar a competitividade das CPL, apoiando ações que fortaleçam seu planejamento, governança e acesso a mercados, além da promoção de inovações produtivas e de processo. Também busca estimular a implementação de novas formas de governança, como distritos industriais, entornos inovadores e clusters, envolvendo a indústria, o governo, as universidades e a sociedade civil na promoção do desenvolvimento sustentável.

São considerados cinco elos estratégicos para a formação de uma cadeia produtiva local: fornecimento de insumos; produção; transformação industrial; distribuição e comercialização; e apoio institucional (academia, setor público, terceiro setor, centros de educação e pesquisa, entre outros similares).